Gestão de Resíduos Sólidos: Como fazer em casa?

Tatiana Abreu

outubro 23, 2019

Cada pessoa é responsável pelo resíduo gerado na sua casa, pensando nisso é imprescindível que haja uma correta separação e destinação final para os mesmos. Mas se você está pensando que fazer a gestão dos resíduos sólidos na sua residência pode ser um trabalho duro, nós vamos te dar algumas dicas de como você pode fazer este gerenciamento de forma prática e simples, apenas modificando alguns hábitos diários.

1. Separar os recicláveis

Estima-se que aproximadamente 32% do lixo gerado em um residência pode ser reciclado, ou seja pode ser reutilizado e não vai diretamente para os aterros sanitários. Por isso é essencial a separação do lixo, para que os mesmos sejam destinados para a coleta seletiva ou cooperativas especializadas. Como materiais que podem ser reciclados temos:

Papel: Jornais, revistas, papelão, cartolinas, cartões, envelopes

Plástico: Potes, garrafa PET, frascos, PVC, tubos e conexões, sacos plásticos em geral,

Vidros:  Tampas, potes, frascos, garrafas de bebidas, copos e embalagens;

Metais: Latas de alumínio, latas de aço, tampas, ferragens, canos, esquadrias e molduras de quadros.

 2. Separar os orgânicos

Já a matéria orgânica, é estimada que represente cerca de 52% dos resíduos sólidos gerados. Ela também pode receber outra destinação sem ser os aterros, a compostagem. Existem diversos modelos e tamanhos de composteiras domésticas, e o melhor é que não deixam cheiro. Entretanto, se não houver a possibilidade de realizar está prática, existem em diversas cidades empresas especializadas em compostagem, elas pegam os resíduos orgânicos na sua residência e realizam a compostagem, em troca você recebe o adubo gerado!

3. Coleta seletiva

Embora a maioria das cidades possua este serviço, há locais que não são atendidos pela coleta seletiva. Neste caso há as cooperativas de reciclagem. Elas realizam o processo de tratamento dos materiais recicláveis e os enviam às empresas recicladoras. Hoje em dia existem aplicativos de celulares com cadastro de catadores de recicláveis.

Estas são ideias simples que podem ser aplicadas na sua casa! Vamos fazer a nossa parte e incentive os seus conhecidos a serem mais sustentáveis! Proponha esta ideia no seu condomínio e se tiverem precisando de ajuda, contacte uma empresa de Consultoria Ambiental que fará o planejamento da Gestão de Resíduos Sólidos corretamente.

Nós da Agrha Consultoria podemos auxilar você, com orientação e projetos de Gestão de Resíduos Sólidos . Estudamos as especificidades de cada local, para te dar um diagnóstico preciso e assim propor soluções e melhoramentos eficientes! Entre em contato através do nosso e-mail marketing@agrha.com ou pelo telefone (21) 96686-9176 e agende uma conversa conosco!

 

× Como posso te ajudar?