pulgão

Pragas Quarentenárias – Você sabe o que são?

Vitória Lopes

outubro 18, 2019

Você pode até não conhecer esse termo ainda, mas é bem provável que já saiba do que se trata. O conceito de praga por si só, aplica-se a qualquer espécie, raça ou biótipo de planta, animal ou agente patogênico que danifica plantas ou produtos vegetais. Quando este material vegetal é intercambiado entre países, contribui na geração de novas variedades agrícolas. Mas se realizado sem registro ou controle, pode levar a dispersão de organismos nocivos ao cultivo nacional. É aí que entram as Pragas Quarentenárias.

As Pragas Quarentenárias são aquelas que tem relevância econômica potencial para áreas onde ainda não estão presentes. Ou, que quando já inseridas, não estão distribuídas e estão sob controle oficial. A presença delas em um local, pode danificar ou destruir cultivos e colheitas, comprometendo a comercialização e exportação de produtos.

As Pragas Quarentenárias no Brasil

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a lista de Pragas Quarentenárias no Brasil conta com 12 espécies presentes e mais de 500 consideradas como pragas ausentes. O caso mais recente de introdução de praga quarentenária no Brasil foi o da Helicoverpa armigera. Ela causou perdas excessivas em cultivos de algodão, soja e milho, entre 2011 e 2013. Outro exemplo é a chamada ferrugem-asiática, que causa danos ao cultivo da soja, com perdas de cerca de U$ 2 bilhões ao ano. E além de afetar as lavouras, tais pragas também causam um problema social. Os pequenos produtores são os mais prejudicados, não conseguindo permanecer na atividade devido ao aumento nos custos de controle.

Pela relevância deste tema, ele já é estudado a décadas no Brasil, através de pesquisas e projetos. Tanto órgãos públicos quanto privados desenvolvem métodos diagnósticos, de prevenção e exclusão de tais organismos. Tal fato, reafirma a importância de se fazer um bom acompanhamento e controle de pragas. Isso mantêm o solo e demais recursos naturais saudáveis, e evita perdas na produção. Você já se perguntou se sua propriedade rural está produzindo tanto quanto sua poderia?

Nós da Agrha Consultoria podemos auxilar você, com orientação e projetos de controle de pragas. Estudamos as especificidades de cada local, para te dar um diagnóstico preciso das causas e problemas da região, e assim propor soluções e melhoramentos eficientes! Entre em contato através do nosso e-mail marketing@agrha.com ou pelo telefone (21) 96686-9176 e agende uma conversa conosco!