casa de pedras

Bioconstrução: Dicas de Como Aderir essa Tecnologia Sustentável

Victoria Leal

setembro 4, 2019

Atualmente, a constante expansão da urbanização, afeta diretamente o meio ambiente. Com isso, é de suma importância a necessidade de buscar novas tecnologias nas construções. A Bioconstrução, visa um ambiente mais sustentável e gera menos impactos ambientais.

Já pensou se grande parte da população adotassem esse tipo de construção? Traria um certa autonomia ao proprietário, como a reutilização de alguns de seus próprios recursos. Por exemplo, uso de materiais com baixo impacto ambiental, criação de sistemas alternativos para o tratamento de resíduos e para o consumo de água e energia.

Quais são as etapas para iniciar um projeto de bioconstrução?

Estudo e aproveitamento dos materiais locais: Estudar quais materiais estão disponíveis naquela região para aproveitamento. Esses recursos podem ser a madeira, o bambu, o barro, a terra, a pedra, a palha, entre outros. A partir disso definir qual melhor técnica de bioconstrução deve ser utilizada.

Gerenciamento do tratamento de resíduos: Entender que todos os resíduos gerados podem virar recursos para uma outra finalidade. Na bioconstrução, existem projetos que reutilizam restos de comida, lixo seco, água, restos da obra e até mesmo a urina e fezes. Um desses projetos visa a reutilização da água interna ou de cisternas, para regar essas plantas, ou a reutilização de águas pluviais.

Adequação da arquitetura ao clima local: A construção é realizada pensando no conforto térmico, como a utilização de telhado verde e internamente, melhor circulação do ar. Visa também, a utilização máxima da luz natural ou o uso de painel solar, pensando na eficiência energética do local. Nas áreas com mais chuvas, uso de telhados bem inclinados para facilitar o escoamento e/ou sistemas para captação dessa água.

Gostou e quer saber mais? A Agrha Consultoria pode auxiliar você oferecendo orientação e projetos de âmbito sustentável, de acordo com as suas necessidades e preferências. Entre em contato através do nosso e-mail marketing@agrha.com ou pelo telefone (21)2629-5434 e agende uma conversa conosco!

× Como posso te ajudar?