hotel de inseto

Hotel de Insetos: Já Ouviu Falar nesse Aliado do Controle de Pragas?

Vitória Lopes

agosto 28, 2019

Quando pensamos em insetos logo procuramos formas de nos livrar deles. Mas nem todos os insetos são prejudiciais, muito pelo contrário. Alguns deles são protetores e polinizadores de plantas, sendo aliados no combate a pragas e na qualidade da produção. Para se ter uma ideia da importância desses animais, a contribuição econômica deles foi cerca de R$ 43 bilhões em 2018! Esse dado é resultado de um levantamento feito pela Rede Brasileira de Interações Planta-Polinizador (Rebipp) em conjunto com a Plataforma Brasileira de Biodiversidades e Serviços Ecossistêmicos (BPEBES). Pensando em criar condições favoráveis para estes animais ao longo de todo ano e dar abrigo a eles é que surge o hotel de insetos. Neste texto vamos explicar mais da sua função, os materiais necessários para sua construção e benefícios.

Como já introduzido, o hotel de insetos é um abrigo que reúne condições favoráveis para esses animais. Assim, eles se mantém próximos das plantas mesmo em condições desfavoráveis, como no inverno. O hotel pode ser usado  em áreas de cultivo agrícola, horta, pomar ou jardim. E pode ter variados tamanhos, de acordo com o espaço disponível, tamanho da plantação que se deseja beneficiar e gosto pessoal.

Quais insetos deve-se atrair?

Os principais insetos polinizadores são as abelhas, vespas e borboletadas. Elas são fundamentais para a transferência do pólen entre as flores masculinas e femininas, e logo, para a geração dos frutos e sementes. Além delas, espécies da família Crisopidae, conhecido comumente por besouros e joaninhas, são predadores naturais de várias pragas do meio agrícola. Eles se alimentam de pulgões, colchonilhas, ácaros e lagartas de mariposas, por exemplo.

Que materiais para qual inseto?

Para seu hotel ser um abrigo perfeito para as joaninhas, borboletas e abelhas solitárias, ele deve conter materiais específicos para cada inseto. Os materiais mais usados  são feno, canos de bambu, tijolos, toras de madeira e palha. Os canos de bambu e tijolos por exemplo atraem as abelhas solitárias. Já as joaninhas são atraídas por feno, barro e pinhas. Os troncos furados são abrigos para abelhas e vespas, cujas larvas se alimentam de piolhos. E a palha e a madeira servem para abrigar bem os crisopídeos, que irão predar moscas e ácaros por exemplo.

Controle de pragas e benefícios

De acordo com que foi apresentado, podemos perceber que o hotel de inseto é uma boa alternativa para o controle natural de pragas e da qualidade da produção de alimentos. E para além disso, contribui para a preservação das espécies abrigadas e de toda cadeia que eles envolvem e impactam.

Gostou e quer saber mais? A Agrha Consultoria pode auxiliar você oferecendo orientação e projetos desse tipo de acordo com as suas necessidades e preferências. Entre em contato através do nosso e-mail marketing@agrha.com ou pelo telefone (21)2629-5434 e agende uma conversa conosco!

× Como posso te ajudar?