Dicas de Eficiência Energética

Dicas de Eficiência Energética para Estabelecimentos Comerciais

Equipe de Marketing

abril 18, 2019

Introdução

A Eficiência Energética consiste em otimizar a utilização de energia elétrica dentro de estabelecimentos. Nos dias atuais, sabemos como a eletricidade é muito importante para o nosso cotidiano. Por isso, é importante saber algumas dicas para eficiência energética, já que a luz tem ficado mais cara nos últimos meses. Dessa forma, podemos classificar “eficiência energética” como o ato de economizar luz de maneira que mantenha nosso conforto.

É importante constatarmos que, em períodos de verão no Brasil, o consumo de energia elétrica aumenta, principalmente pelo uso de ar-condicionados. Enquanto isso, no inverno, os chuveiros elétricos são muito utilizados. Para fazer com que seu estabelecimento continue oferecendo os mesmos serviços de uma forma economicamente sustentável, é necessário utilizar algumas dicas de eficiência energética.

DICAS DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

A primeira dica de eficiência energética é sobre equipamentos e materiais. Alguns desses equipamentos possuem o chamado Selo Procel, que é um selo qualitativo que apresenta os níveis de consumo dentro de cada categoria. Geladeiras, ar-condicionados e ventiladores são tipos de categorias.

Logo, é importante se atentar à qualidade desses produtos. Itens de Selo A são os itens que mais proporcionam economia na conta de luz, causando assim menos impactos ao meio ambiente.

Além disso, é preciso se atentar ás leis ambientais do país. De acordo com a Lei nº10295, é necessário fazer o uso racional e eficiência da energia elétrica. Por isso, recomenda-se a troca de lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED, que consomem até 90% a menos que as fluorescentes.

Por último, podemos listar algumas boas práticas e rápidas dicas de eficiência energética:
– Evite ligar as luzes durante o dia; opte pela luz natural.
– Quando os aparelhos não estiverem sendo utilizados, desligue-os da tomada.
– Para estabelecimentos que utilizam equipamentos específicos: treine as pessoas que utilizam essas ferramentas para que elas tenham efetividade no manejo desses utensílios.

E lembre-se: todas essas dicas não serão úteis se houver o aumento no consumo. Logo, é preciso que o consumo esteja de acordo com as boas práticas, para que exista uma real mudança. A eficiência energética ajuda tanto o meio ambiente, como a economia.

A Agrha Consultoria possui experiência em sistemas de Eficiência Energética! Podemos auxiliar você oferecendo um projeto personalizado de acordo com as suas necessidades e preferências. Entre em contato através do nosso e-mail marketing@agrha.com ou pelo telefone (21)2629-5434 e agende uma conversa conosco!