Agrotóxicos: Os riscos causados à saúde e ao solo

EQUIPE DE MARKETING

abril 2, 2019

Brasil está na lista dos países campeões mundiais no uso de agrotóxicos. A adição de substâncias químicas aos nossos alimentos é alta e isso ocasiona consequências tanto para o meio ambiento tanto para a saúde. Estima-se que aproximadamente 64% dos alimentos no Brasil contém resquícios de agrotóxicos. Este é um cenário alarmante considerando que não se conhece todos os efeitos associados ao produto.

Os agrotóxicos são substâncias químicas que alteram a composição da flora e fauna com o objetivo de preservá-las das ações danosas de agentes nocivos. Ao primeiro instante esse pode ser uma solução considerada ótima para prevenir de pragas, otimizar e aumentar a produção. Porém, a constante utilização de aditivos químicos cria um ciclo de dependência do produto. Essa dependência acontece devido aos processos agrícolas que não respeitam o tempo dos processos naturais do solo juntamente com o constante uso de aditivos químicos que diminuem a sua fertilidade, sendo necessário mais agrotóxicos e fertilizantes sintéticos para que aconteça a mesma produção.

Perigo à mesa

Se no solo o agrotóxico tem efeitos negativos, o que eles podem vir a causar à saúde humana? Eles afetam a saúde dos consumidores, afetam a saúde das pessoas que moram no entorno da área e aos trabalhadores rurais que aplicam o produto. Os danos causados pela intoxicação por agrotóxicos podem ocasionar tonturas, náuseas, cólicas, dificuldades respiratórias, entre outras. Em casos de intoxicação crônica os problemas podem ser ais graves como o desenvolvimento de tumores, paralisias e lesões cerebrais. Em mulher gestantes, a intoxicação por agrotóxicos está diretamente relacionada aos índices de abortos e a malformação do feto.

Em contrapartida, existem soluções que visam diminuir o uso dos agrotóxicos no campo. Uma dessas soluções é a adoção de práticas agroecológicas. A Agroecologia se refere a ações para desenvolver uma produção agrícola mais sustentável e sem danos à saúde..

A Agrha Consultoria pode auxiliar você oferecendo projetos personalizados de Produção Agrícola Sustentável de acordo com as suas necessidades e preferências. Entre em contato através do nosso e-mail marketing@agrha.com ou pelo telefone (21)2629-5434 e agende uma conversa conosco!