Biodigestor

Biodigestão – Gerando Energia a partir do Lixo

Equipe de Marketing

março 26, 2019

Recentemente foi divulgada a notícia de que o Brasil começará a produzir energia a partir do lixo e esgoto. Isso se dará pelo processo de biodigestão em escala industrial. O município de São José dos Pinhais, no Paraná, será o primeiro no país a ter uma usina de biogás, que transformará lodo de esgoto e resíduos orgânicos em energia elétrica.

A companhia de energia CS Bioenergia já possui a Licença de Operação do Instituto Ambiental do Paraná para operar. Segundo a empresa, a usina terá capacidade para produzir 2,8 megawatts de eletricidade, abastecendo 2.000 casas. Com isso, estima-se que o estado deixe de descartar, diariamente, 1.000 metros cúbicos de lodo das estações de tratamento de esgoto e 300 toneladas de resíduo orgânico em aterros.

Tal notícia mostra uma crescente no uso do biodigestor para o reaproveitamento dos resíduos orgânicos. Contribui para a redução da emissão de gás metano na atmosfera e para o controle da problemática do lixo e da proliferação de vetores de doença. Além de apresentar um ganho energético e econômico. Desta forma, mostra-se como uma nova fonte de energia sustentável para a matriz energética do país.

Mas é Possível Realizar Biodigestão em Escalas Menores?

A resposta é sim! O mecanismo de biodigestão pode ser aplicado até em casa. Um exemplo que tem se tornado cada vez mais comum é a aplicação de biodigestor em propriedades rurais. Nesses casos, se reaproveita os dejetos de bovinos, suínos e aves. A biodigestão pode ser feita num recipiente plástico de 220 litros, capaz de reaproveitar 60kg de esterco e gerar biogás. Este gás pode ser armazenado em um botijão de gás comum e ser usado na cozinha da residência ou em outras atividades da propriedade.

A Agrha Consultoria pode auxiliar você oferecendo projetos personalizados de Biodigestor de acordo com as suas necessidades e preferências. Entre em contato através do nosso e-mail marketing@agrha.com ou pelo telefone (21)2629-5434 e agende uma conversa conosco!